Não ganhe peso neste inverno!

Olá meninas..hj vai ser um post bem diferente!

Pedi para a minha amiga e nutricionista Monike, dar algumas dicas para nós pobres mortais, e comedoras compulsivas!rsrs

Assim não precisamos usar os truques de maquiagens, roupas e fotoshops, para disfarçar os quilinhos a mais!

Além é claro de cuidar de nossa saúde..

O texto abaixo foi escrito por ela, olha que legal:

Como vocês podem perceber o frio não quer dar trégua, né?!!!

E aí, vai um chocolate para esquentar? Muuuuuuuuito cuidado!!!

É verdade que no frio sentimos mais fome e isto ocorre porque nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal ideal. Mas não é por isso que podemos exagerar nas guloseimas, já que são altamente calóricas, e o consumo excessivo pode favorecer o ganho de peso!

Durante o inverno, muitas vezes, não percebemos o ganho de peso, porque utilizamos roupas mais pesadas, que disfarçam as gordurinhas, e ainda com todo esse frio, não conseguimos nos olhar no espelho por muito tempo. Mas quando chega o calor, tomamos um baita susto!!!!

Para evitar que esse tão indesejável ganho de peso aconteça no inverno aqui vão algumas dicas:

Coma a cada 3 horas! Deixe seu corpo funcionando como um reloginho, assim ele otimiza o seu gasto energético diário.

Não deixe de comer frutas e hortaliças só porque está frio! Elas fornecem grandes quantidades de fibras, que ajudarão no processo de saciedade, além de muitas vitaminas e minerais. Comendo alimentos que nos saciam conseqüentemente comeremos menos. Quando pulamos a salada antes do prato principal, acabamos comendo o dobro de arroz, feijão e carne, por exemplo. Faça uma forcinha! Para que a salada não fique tão gelada tire da geladeira uns 20-30 minutos antes do consumo, ou então coma junto com o feijão, fica uma delícia. E uma maneira de deixar as frutas mais quentinhas é só colocá-las no forno ou microondas por alguns segundos. 

Cuidados com as bebidas quentes, como por exemplo, chocolate quente e cappuccino! Eles até podem ser consumidos, mas não há necessidade de colocar chantilly, raspas de chocolate e muito açúcar. Prefira sempre o leite desnatado para elaborar estas bebidas!! 

Não deixe de fazer exercício, se mantenha ativo e se possível aumente a freqüência de exercícios físicos! Aproveite que no inverno suamos menos e temos uma melhora do desempenho físico, ou seja, você terá mais fôlego para o exercício, o que favorecerá um maior gasto de energia. Não deixe que o frio te desanime!

Muito cuidado também com as sopas! Muita gente acha que sopa é uma comida light. Mas nem sempre é assim, dependendo dos ingredientes que a compõe ela pode ser altamente calórica. 

Por isso:  

Utilize apenas 1 tipo de alimento do grupo dos cereais, raízes e tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, cará, nhame, arroz, macarrão). Ou então se quiser colocar batata e mandioquinha, por exemplo, coloque metade de cada um destes alimentos;

Exagere nas hortaliças (abobrinha, tomate, cenoura, chuchu, folhas em geral). Sempre coloque uma folha;

Coloque sempre algum alimento fonte de proteínas, que pode ser uma leguminosa (feijão, ervilha, lentilha, vagem) ou uma carne (o caldo de carnes já vale);

Evite o uso de parmesão e creme de leite. Prefira utilizar queijo fresco picadinho ou então creme de ricota light;

Cuidado com os acompanhamentos. Se a sopa já tem um alimento do grupo dos cereais, não há necessidade de comer um pãozinho para acompanhar, certo?! Agora se a sopa não tiver alimentos deste grupo vai bem um pão ou torrada integral;

E muita atenção, não utilize temperos prontos. Aqueles tabletinhos sabe? São ricos em sódio, que favorece a retenção de líquidos, e algumas versões possuem grandes quantidades de gordura. Uma bomba praticamente! Prefira o uso de caldo de legumes, carne ou frango, NATURAIS!!!

E mais uma coisa, fuja daquela sopa instantânea de saquinho. Aquela que é um pozinho e é só colocar água e pronto! Nada disso! Pode ter baixo valor calórico, porém a quantidade de sódio dá medo!!

RECEITA CALDO DE CARNE PARA SOPAS

Tempo de Preparo: 60 minutos

Ingredientes:

– 1 kg de músculo bovino/patinho
– 2 unidades de cenoura picada
– 2 unidades de cebola picada

– 2 unidades de tomate
– 1 talo de salsão picado
– 1 dente de alho
– 2 folhas de louro

– 1 colher de sopa de óleo de canola
– salsinha e sal à gosto

– água

Modo de Preparo:

Colocar o óleo na panela de pressão e dourar a carne. Para isso vá virando e pingando água. Quando a carne estiver macia, juntar o resto dos ingredientes, o sal e água o suficiente para cobrir os ingredientes. Deixe cozinhar no fogo baixo por uns 30-35 minutos. Então coe em uma peneira fina. O caldo está pronto.

Dicas: 

A carne que foi cozida pode ser desfiada e usada em outros pratos ou então na própria sopa. Os legumes também já podem ser colocados picadinhos junto ao caldo de carne.

O caldo de carnes pode ser congelado em porções individuais

Pode-se trocar a carne vermelha por peito de frango.

Aproveite o inverno para entrar em forma para o verão! Não PERCA tempo!

Espero que tenham gostado das dicas!

Monike Gárlipp Picchi 
Nutricionista – Doutoranda em Clínica Médica – FMRP/USP
Mestre em Ciências Médicas – FMRP/USP
Especialista em Fisiologia do Exercício – Ufscar
Tel 31161004
Endereço: R. Aquidaban, 1503
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