Como montar uma tábua de queijos!

Oie!

Eu amo queijo independente da época, mas neste friozinho nada melhor que queijos e vinhos né? Mas como montar? O que servir? Além de excelentes ingredientes que usamos em qualquer cardápio que servimos, a apresentação também conta bastante… Então vamos as dicas e inspirações!!!

O elemento principal…adivinhem??? A tábua de queijos deve ter no mínimo cinco tipos de queijos, com texturas e sabores de todos os tipos.

blog gosto tanto - recebendo amigos- o que servir-como montar uma tábua de queijos- vinhos- jantar para amigos- jantar em casa- como preparar aperitivos para o jantar- amigos= amigas- dicas de como receber visitas

  • Forte e marcante : Gorgonzola e Roquefort, os de mofo azul.
  • Cremoso e suave: Brie e camembert, os de mofo branco.
  • Queijo de massa filada: Provolone
  • Firmes de sabor suave: Emmenthal e gruyère.
  • Fortes de textura dura: Parmesão, Pecorino, Gran Padano, mais quebradiços.

Somente queijo pode parecer pouco, e eu também acho! Mas então o que acompanha-los? Só vale lembrar que é importante não escolher itens com sabores muito marcantes, apimentados ou intensos para que não se sobreponham aos dos queijos!!!

blog gosto tanto - recebendo amigos- o que servir-como montar uma tábua de queijos- vinhos- jantar para amigos- jantar em casa- como preparar aperitivos para o jantar- amigos= amigas- dicas de como receber visitas

 

Pães: Importante oferecer pelo menos 2 tipos. Podemos montar uma cesta com pães integrais, torradas, biscoitos crocantes, baguetes, ciabattas, focaccias, grissinis, crackers de arroz

Frutas: Tanto as secas (damascos, ameixas, tâmaras, passas, cranberries, nozes, amêndoas, avelãs, pistaches ou castanhas) quanto as frescas (eras, maçãs, figos, pêssegos, uvas ou morangos). Comer frutas ácidas, entre um queijo e outro, ajuda a limpar o paladar.
Patês, geleias, azeites especiais e mel: também incrementam bastante! Gosto de Parmesão com mel, brie com geléia de pimenta, etc…
Extras: azeitonas (temperadas ou não), tomate cereja, tomate seco, tomate assado com ervas, etc…
Para decorar: ramos de alecrim, manjericão, sálvia ou tomilho
Algumas inspirações:
blog gosto tanto - recebendo amigos- o que servir-como montar uma tábua de queijos- vinhos- jantar para amigos- jantar em casa- como preparar aperitivos para o jantar- amigos= amigas- dicas de como receber visitas-mesa-queijos-01 blog gosto tanto - recebendo amigos- o que servir-como montar uma tábua de queijos- vinhos- jantar para amigos- jantar em casa- como preparar aperitivos para o jantar- amigos= amigas- dicas de como receber visitas blog gosto tanto - recebendo amigos- o que servir-como montar uma tábua de queijos- vinhos- jantar para amigos- jantar em casa- como preparar aperitivos para o jantar- amigos= amigas- dicas de como receber visitas blog gosto tanto - recebendo amigos- o que servir-como montar uma tábua de queijos- vinhos- jantar para amigos- jantar em casa- como preparar aperitivos para o jantar- amigos= amigas- dicas de como receber visitas blog gosto tanto - recebendo amigos- o que servir-como montar uma tábua de queijos- vinhos- jantar para amigos- jantar em casa- como preparar aperitivos para o jantar- amigos= amigas- dicas de como receber visitas blog gosto tanto - recebendo amigos- o que servir-como montar uma tábua de queijos- vinhos- jantar para amigos- jantar em casa- como preparar aperitivos para o jantar- amigos= amigas- dicas de como receber visitas Dica-tábua-queijos- blog gosto tanto - recebendo amigos- o que servir-como montar uma tábua de queijos- vinhos- jantar para amigos- jantar em casa- como preparar aperitivos para o jantar- amigos= amigas- dicas de como receber visitas blog gosto tanto - recebendo amigos- o que servir-como montar uma tábua de queijos- vinhos- jantar para amigos- jantar em casa- como preparar aperitivos para o jantar- amigos= amigas- dicas de como receber visitas Mais dicas:
  • Os queijos devem estar parcialmente cortados. Os mais consistentes em cubos e os macios em fatias.
  •  O armazenamento deve ser na geladeira. Monte a tábua 30 minutos antes da festa. Até a hora de servir, deixe-a na geladeira coberta com papel filme.
  •  Para cada pessoa, calcule cerca de 150g. a 200 gramas.
  • Melhor dispor de pratos e talheres de sobremesa para servir.

Pronto! Acho que com estas dicas fica bem mais fácil montar sua tábua de queijos bonita e deliciosa!

Concordam? Espero ter ajudado!

Bjos

Taina!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...